Cross

O Cross trata-se de um desporto semelhante ao motocross, mas praticado com bicicletas.

É normalmente realizado em terrenos de terra árida, com várias rampas feitas a partir do próprio terreno. Estas podem ser singulares, duplas ou sequenciais, com variações na sua altura e largura.

É necessário uma determinada licença para praticar em competições, nomeadamente classe A, B ou C, sendo os de classe A os mais experientes, enquanto os de C são os iniciantes. Pode competir em mais do que uma classe, desde que tenha bicicletas e outras condições específicas.

Em relação ao equipamento, deve estar adequadamente equipado de capacete, armadura, luvas, joelheiras, cotoveleiras, calções e, de preferência, protecção genital, pois as quedas nunca são bonitas de se ver.

bmx cross

Aliás, deve-se estar preparado para dar imensas quedas. É impossível chegar a profissional e dominar todo o tipo de rampas sem cair uma e outra vez até perceber todos os truques.

 

A bicicleta também deve ser cuidadosamente escolhida pois, se não for boa o suficiente para dominar a pista, provavelmente é do tipo errado ou tem características insuficientes para um bom profissional.

Os percursos são bem variados; tanto podem ser em forma de círculo como ao longo de um dado espaço sempre em frente, repleto de curvas e terrenos inesperados.

Os percursos em círculo são sempre preferíveis por esse motivo, adapta-se a eles muito mais facilmente pela sua menor complexidade. Contudo, pode esperar saltos bem difíceis de dominar.

As categorias delimitam o tipo de prova em que pode entrar, ou seja, pode entrar numa determinada prova se tiver entre x e x anos. Se for menor de idade, pode participar, mas assinando um Termo de Responsabilidade.

As provas normalmente duram entre 15 e 20 minutos, com direito a 2 voltas para cada etapa, mas isto pode mudar de acordo com as circunstâncias. Poderão dar uma volta de reconhecimento da pista com a duração de 7 minutos. Não é obrigatório, mas recomenda-se para que tenha um melhor desempenho. Contudo, ao iniciar o reconhecimento, se não regressar dentro do tempo devido, é desclassificado.

2008_Laoshan_Bicycle_Moto_Cross_(BMX)_Venue

É permitida paragem de uma prova caso ocorra um acidente, o que é perfeitamente razoável. Nesse caso, será então feita uma nova partida. Neste novo início, podem participar quaisquer suplentes disponíveis.

As provas podem mesmo ser cronometradas, tendo o piloto de chegar à linha de chegada antes do tempo terminar. Estas provas servirão como um teste de qualificação aos pilotos; caso completem o percurso dentro do tempo, é-lhes permitido entrar no circuito.

Os treinos normalmente duram entre 20 e 30 minutos, dependendo da sua classe.

Cross é o desporto ideal para todos os amantes de adrenalina e altos vôos, permitindo-lhe atingir velocidades vertiginosas e obter a diversão da sua vida, já para não falar que o fará sempre com estilo. Além disso, dá-lhe a libertar de retirar todo o stress do corpo e adquirir sensações que de outra forma seria difícil conseguir. Se ainda não é praticante, recomenda-se fortemente a iniciação pois, quando melhor for, mais divertido e emocionante se tornará.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *