Downhill

Downhill é um desporto cronometrado realizado em terreno íngreme, acidentado, muitas vezes apresentando saltos, rochas e outros obstáculos.

As bicicletas de Downhill são pesadas, fortes, e apresentam uma suspensão dianteira e traseira com mais de 8 polegadas de curso, isto de forma a deslizar rapidamente sobre pedras e raízes de árvores.

medium_5758427242

Contudo, apesar de o Downhill ser mais popular no mato, também é possível organizar provas no seio de uma cidade, desde que seja sempre a descer, claro. Aí, pode contar com ainda mais público a assistir á prova, devidamente separado dos bikers para o bem de todos.

É definido um curso contínuo com a ajuda de uma fita, isto para que não haja confusões ao longo da prova.

Os bikers têm apenas uma tentativa para alcançar a linha de chegada o mais rápido possível, dirigindo entre as duas fitas que designam o curso. Se deixarem o curso pelo cruzamento ou quebrarem a fita, devem voltar ao percurso no momento da saída. Normalmente levam de dois a cinco minutos a ser concluídos e as margens vencedoras são muitas vezes menos do que um segundo.

Existe uma descida de qualificação, seguida de uma semi-final, esta seguida de uma final, ou uma descida de classificação que determina a ordem de partida, seguida de uma descida oficial onde o mais rápido é o vencedor.

Normalmente se o percurso for 1500 metros, a prova dura 2 minutos; caso consista em percursos de 3500 metros, a prova dura 5 minutos.

Não se pode utilizar fardos de palhas para marcar o percurso.

A largura das zonas de partida e chegada deve ser de pelo menos 2 metros e 6 metros.

Deve-se colocar uma zona de travagem de pelo menos 50 metros depois da linha de chegada, zona esta que deve ser livre de obstáculos.

O equipamento consiste em:

 

· Capacete

· Armaduramedium_4670478946

· Luvas

· Calções

· Joelheiras

· Protecção da nuca e das cervicais

· Protecção das tíbias e coxas

· Protecção dos ombros em material rígido

· Sapatos/ténis desportivos de sola rígida

 

Não é comum obter vários tipos de fracturas durante as provas; aliás, não se pode esperar chegar a profissional sem cair umas quantas vezes. Mas isto é algo que já faz parte de todos os desportos, é preciso sofrer um pouco para chegar longe.

Há que fazer sempre a devida manutenção da bicicleta, para que os travões funcionem, a bicicleta seja manuseada como deve ser, nada se desmonte a meio do caminho e lhe cause um acidente gravíssimo. Nunca se deve maneira nenhuma  tentar contornar as regras de maneira nenhuma; jogam todas a favor da segurança e qualquer desleixe pode ter consequências graves, pois mesmo seguindo as regras já é por si bastante complicado.

Em geral, Downhill é um desporto emocionante, divertido, que pode ser praticado por qualquer ciclista com experiência, dedicação e coragem para enfrentar qualquer adversidade. Se acha que tem o que é preciso para ser um bom praticante, siga em frente, considere todas as regras, treine todos os dia, e o tempo lhe dirá o quão longe poderá chegar.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *